domingo, 30 de agosto de 2009

Termografia - Câmaras térmicas Empresas Portuguesas preparam-se para a pandemia de Gripe - A

As câmaras térmicas, são já usadas em grande escala nos Aeroportos internacionais dos Países com maior nº de casos de infecção pelo H1N1. No entanto o elevado custo destes sistemas impedia até agora a possibilidade de os utilizar de forma massificada nas PMEs.
A BBC emitiu uma reportagem sobre este tema disponível em: BBC câmaras térmicas usadas na detecção de casos de gripe A H1N1   sendo que a solução noticiada pela BBC pode já ser adquirida em Portugal através da MKTi - Domotica.
A revista Time publicou também recentemente um artigo sobre este tema: Revista Time - Câmaras térmicas e gripe - A H1N1  
Online, no site da MKTi, ( www.mkti.pt ), está disponível    toda a informação relevante acerca das opções referidas e quais os custos: MKTi - Câmaras térmicas para detecção de estados febris  
Segundo José Cordeiro, Director Geral da MKTi – Domótica, Lda, Empresa responsável pela comercialização destas soluções de termografia adequadas às PMEs, a grande novidade destes novos produtos é a possibilidade de qualquer empresa poder ter ao seu dispôr uma solução fiável e profissional por valores significativamente baixos.





No Nosso Pais, esta empresa de Coimbra irá levar a cabo uma intensa campanha de divulgação dos sistemas de Imagem térmica, destinada a sensibilizar as empresas para a inclusão destes sistemas nos planos de contingência contra a Gripe - A. Em paralelo decorrerão também acçoes de promoção Junto do mercado dos Espanhol, Africano e no Brasil.
O objectivo é atenuar a intensificação da pandemia que ocorrerá com a chegada do Outono. Prevê-se que a escalada do nº de casos venha a aumentar de forma exponencial causando forte impacto no funcionamento das empresas e organizações estatais.
A contaminação de alguns trabalhadores de uma empresa e a transmissão inevitável aos restantes, poderá em alguns casos resultar na paralisação da empresa, com os prejuízos daí resultantes, para o empresário e para a sociedade em geral.
Os sistemas de termografia vêm introduzir um elemento de retardamento na disseminação do vírus, pois permitem a identificação precoce do estado febril, da pessoa infectada, e o seu isolamento dos restantes trabalhadores.
Utilizando uma câmara de imagem térmica na entrada principal da empresa podem detectar-se os trabalhadores ou visitantes cuja temperatura corporal indique a existência de febre, e aconselhar os interessados a efectuar testes de despistagem de infecção pelo Vírus H1N1.

Com base nas informações disponibilizadas pela MKTi, a procura de câmaras térmicas, por parte das PMEs Portuguesas, cresceu substancialmente nos últimos três meses. Fruto desta procura alguns fabricantes destes equipamentos, investiram no desenvolvimento de sistemas de fácil manuseamento e com custos passíveis de permitirem a massificação da sua utilização.

Ao que conseguimos apurar, nesta momento as empresas podem optar quatro sistemas diferentes em características e preço, sendo que, o de custo mais acessível ronda os 2.900,00€.


Read English version
Ler posts mais recentes      Ler outros posts sobre camaras termicas

Sem comentários:

Enviar um comentário